sexta-feira, 8 de julho de 2016

Escoteiros vão ajudar no recolhimento de livros

O professor Cláudio Westphalen, coordenador do Projeto de Educação Integral da EMEF Espírito Santo, de Sobradinho, está desenvolvendo o projeto Biblioteca na Escola. A ideia é arrecadar livros para ampliar a biblioteca onde são desenvolvida as atividades. Conforme ele, a iniciativa ocorre em um prédio próximo da Emei Dudu, no Bairro Medianeira. No local existiam alguns livros, que as crianças levavam para casa. Como eles já haviam lido praticamente todos, surgiu a ideia de uma campanha de arrecadação para renovar e ampliar a biblioteca.

Cláudio conta que sentiu necessidade de auxílio para ampliar a ideia, e ao acompanhar os trabalhos realizados pelo Grupo Escoteiro Aimoré, que realizou diversas campanhas de arrecadações de roupas e brinquedos, beneficiando inclusive os alunos da Emei Dudu, procurou alguns dos integrantes do Grupo para mostrar seu projeto. A partir dessa parceria, os jovens do grupo Aimoré estão organizando, dentro de suas sessões, ações diversas para colaborar com a arrecadação de livros. Algumas das atividades planejadas será colocar caixas de coletas em escolas da região. Conforme o presidente do Grupo Aimoré, Adriano De Franceschi, nesse sábado, 9, a tropa Escoteira estará na Praça 3 de Dezembro, no Centro de Sobradinho, das 14h30 às 16 horas, recebendo doações de livros e distribuindo mudas de árvores silvestres e frutíferas aos que colaborarem. As mudas foram doadas pela Afubra. Em caso de chuva amanhã, a atividade será realizada no dia 6 de agosto. “Sabemos que a leitura só traz benefícios: melhora linguagem, raciocínio, escrita e nos dá a possibilidade de viajar na leitura, sonhar, imaginar. Livros não são enfeites, parados na estante só juntam pó. Temos que simplificar nossa vida. Doando livros, abre-se espaço na estante para novos livros, novos conhecimentos. Doe seus livros que estão esquecidos na prateleira, permita que outra pessoa sinta as emoções que sentiu”, disse Adriano.
Cláudio também destacou que já recebeu diversos livros, brinquedos e até jogos educativos. Os livros doados estão ficando sobre mesas no local onde são desenvolvidas as atividades. Cláudio destaca que existe também a necessidade de que prateleiras sejam adquiridas para melhor dispor os livros. “Como não possuímos verbas para isso, esperamos que alguém possa doar algumas prateiras para nós organizar nossa biblioteca, sonho dos nossos alunos”, disse Cláudio.

O projeto
O projeto é desenvolvido no turno inverso para os alunos da Escola Espírito Santo, em um prédio próximo da Emei Dudu, no Bairro Medianeira. Abrange aproximadamente 130 alunos, dos 6 as 16 anos, dos bairros Pinhal e Medianeira. Alguns dos alunos frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e jovens.
No local atuam cinco pessoas que desenvolvem os projetos horta escolar, projeto de esportes, como futebol, vôlei, basquete, atletismo além de jogos de integração; artes; letramento e reforço escolar e danças.

Colabore
Quem deseja colaborar pode entrar em contato na escola Espírito Santo, com os profissionais que atuam no projeto, diretamente com o professor Cláudio, através do telefone 51 9817 4934, ou com integrantes do Grupo Aimoré.

Reportagem do Jornal Gazeta da Serra 08/07/2016
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário