sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Grupo Escoteiro Aimoré participa de acampamento

Mais de 100 escoteiros participaram no último final de semana da 3ª Garra Escoteira, em Cachoeira do Sul. Foram dois dias de atividades para os participantes. Juntamente com os grupos de Venâncio Aires, Candelária, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Rio Pardo, os integrantes do Grupo Escoteiro Aimoré tiveram dois dias de aprendizado e muitos desafios.  No sábado pela manhã foi realizado o circuito escoteiro, com sete bases, no qual cada patrulha precisou montar uma maca para transporte de um ferido, içar um escoteiro em uma corda, montar um tripé, acender uma fogueira utilizando três palitos de fósforo, executar cinco nós e suas funções, cantar o Hino Nacional e juntar seis folhas de árvores e identificar ao menos quatro delas. As patrulhas do grupo de Sobradinho realizaram as tarefas, sendo inclusive destacadas pelos responsáveis pelas atividades, pela competência e empenho.



Na parte da tarde foi realizada uma caminhada pelos trilhos de trens, onde todos receberam uma orientação sobre técnicas de segurança na utilização de fogareiro e lampião, tanto a gás como querosene. Também receberam instruções sobre como fazer uma fogueira e os devidos cuidados e instalação, manutenção e limpeza de barracas. No final do dia, retornaram ao local onde foi montado o acampamento, e após feito o jantar. Na noite de sábado, foi realizado o fogo de conselho, no qual cada patrulha dos sete grupos escoteiros realizaram apresentações teatrais, que tinham como tema a Amazônia ou aquecimento global. Nem chuva atrapalhou no momento das apresentações. Após foi realizado uma caça ao tesouro, onde todos precisaram seguir sinais de pista para localiza-lo.

Na manhã de domingo foi desmontado o acampamento e após os participantes receberam orientações sobre primeiros socorros, ministrado pelos bombeiros de Cachoeira do Sul. Depois do almoço, no campo do Exército, foi realizada uma pista de orientação. Um carta cartográfica foi entregue para cada patrulha, que precisou se orientar e localizar cada base na mesma marcada, para concluir o percurso. Para cada base com o cumprimentos das tarefas, as patrulhas receberam símbolos para completar uma mandala. As patrulhas Tigre, Águia e Pantera,  juntamente com integrantes da Leão, conseguiram completar a mandala.

No final do dia ocorreu uma confraternização na sede do Grupo Escoteiro Ibiraiaras e o retorno. A tropa escoteira Aimoré, apesar do pouco tempo de atividade, demonstrou bastante garra e determinação nas atividades, o que mostra que toda a chefia do grupo está empenhada na preparação de jovens mais capacitados para o futuro.

Amanhã será realizado na sede do Grupo Escoteiro Aimoré um jantar de confraternização com os escoteiros, pais e chefes para a entrega dos certificados de participações.

Reportagem da Gazeta da Serra de 24/08/2012
Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário